UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Carga horária: 45h/aula

Créditos: 3

Caráter: Optativa

EMENTA

Importância da Biologia Molecular para o desenvolvimento da aquicultura Uso de técnicas de biologia molecular como um instrumento essencial para a identificação de organismos selvagens e melhoramento genético de organismos cultivados. Genética e evolução dos organismos aquáticos. Moléculas Genéticas. Tecnologia do DNA recombinante. Métodos de estudo das Moléculas Genéticas em organismos aquáticos. Aplicações da Biologia Molecular para a Aqüicultura.

BIBLIOGRAFIA

Glick, N.R. & Pasternak, J.J., 1994.  Molecular Biotechnology. Principles e applications of recombinat DNA. ASM Press.   Bruce et al., 1997.Biologia Molecular da Célula.  Artes Médicas.   Lewin, B., 1994.  Genes V, Oxfford University Press.   Levy, J. A. & Sanchez, A.,  1999. Aplicações dos métodos de Biologia Molecular em Oceanografia Biológica. Vitalle, 10 p.   Levy, J. A. 1995.Manual de Técnicas em Eletroforese de Enzimas.  Editora FURG. 84 p.   Periódicos: Comparative Biochemistry and Phisiology; Annual Review of Genetics,Animal Genetics, Canadian Journal of Fish Aquatic Sciences;  Aquaculture; Aquaculture Research.; Atlântica; Brazilian Journal of Genetics.