RESPONSÁVEL:  PROFA. DRA. CLARISSE ODEBRECHT

O laboratório dispõe de infraestrutura para o desenvolvimento de diversas análises necessárias para o estudo das microalgas:

Laboratório úmido, local para o primeiro processamento de amostras após coletas em campo. Conta com equipamentos básicos com geladeiras, freezers, instrumento de filtração de amostras, destilador de água, banho-maria, ultra-sonificador, pHmetros e termosalinômetros.

Sala de Microscopia, com controle de temperatura e umidade, microscópios óticos invertidos (Nikon e Axiovert Zeiss) sendo um deles equipado com epifluorescência, e de luz transmitida (Axioplan Zeiss) equipado com epifluorescência. Câmaras digitais e analógicas acoplados aos microscópios e computadores permitem a captura de imagens através do uso de programas específicos. Nesta sala estão disponíveis também referências bibliográficas sobre taxonomia de protistas (assinatura de 3 periódicos, livros e separatas).
Sala de Cultivo de Microalgas, equipada com câmaras de incubação de microalgas com temperatura e fotoperíodo controlados, autoclaves, estufas, capela de fluxo laminar, centrífuga, ultra-centrífuga e recipientes de nitrogênio líquido. A coleção de microalgas conta com cepas coletadas no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente.
Sala de Instrumentos, equipada para a realização de diversas análises, como balança de precisão, oxímetros, espectrofotômetro de luz visível e UV, fluorímetros e instrumento para análises de cromatografia líquida.
Sala com computadores disponíveis para professores e alunos, todos com acesso a rede wi-fi FURG..