RESPONSÁVEL:  PROF. DR. FERNANDO D'INCAO

Sala de Microscopia: O laboratório dispõe de 01 (um) microscópios de epifluorescência (Olympus BX-50) com equipamento de captura de imagemdigital e software de processamento em microcomputador dedicado. Este sistema é complementado com um microscópio estereoscópico OlympusSZH10 que utiliza o mesmo sistema de captura de imagem. O sistema também conta com equipamento de fotografia convencional automático. Osdois microscópios citados possuem tubos de desenho (câmara clara). Para o trabalho de rotina o laboratório dispõe de 5 microscópios esterescópicos (NIKON).
Sala de histologia: O laboratório possui um sistema completo para processamento histológico, composto por estufas e micrótomo. Está apto a realizar qualquer tipo de análise histológica em crustáceos, com ênfase naquelas atividades de rotina para identificação de estágios de maturação gonadal e mais recentemente na identificação e quantificação de neurolipofuscina para identificação de idade em crustáceos.
Sala de genética molecular: estão disponíveis os equipamentos básicos para genética molecular, salientando-se: termociclador, centrífuga e ultracentrífuga,equipamentos de eletroforese, pHmetros, câmara digital, botijões de nitrogênio líquido.
Sala de processamento amostral: equipada para o processamento de amostras para o estudo populacionais e pesqueiros, dispondo de balanças deprecisão, paquímetros digitais e freezers. Também estão disponíveis os equipamentos de levantamento de campo tais como: termômetros,pHmetros, salinômetros, GPS.
Sala de computação: o laboratório dispõe de rede interna de computadores composta de um servidor (operando em LINUX) e 12 unidades ligadas a rede.
Coleção científica de crustáceos decápodes: o laboratório possui uma importante coleção de decápodes do litoral brasileiro e sul americano, com mais de 2.000 lotes. A coleção está informatizada.