No período de 17 a 21 de setembro ocorreu, na cidade de Natal - RN, o Aquaciência 2018, organizado pela Sociedade Brasileira de Biologia Aquática (Aquabio). O evento contou com a participação de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da FURG, dentre os mais de mil trabalhos apresentados (entre apresentações orais e com painéis).

Francisco de Castro Lima Franch, graduando da Oceanologia, foi destaque na categoria pôster de graduação. Nas categorias profissionais, destacaram-se Felipe Landuci, Gabriel Keiti Koike Santana, Thamyres Vanessa Nascimento da Silva, Lucas Campos Maltez, Inácio Alves Neto e Ednara Ronise de Araújo, do PPGAq.

Além dos trabalhos apresentados, os professores do Instituto de Oceanografia (IO) Dariano Krummenauer e Ronaldo Cavalli proferiram palestras. O professor Dariano coordenou o painel Inovações na Carcinicultura Marinha, apresentando a palestra intitulada "Cultivo de camarões em sistemas de baixa renovação de água". Além da palestra, o professor ministrou um minicurso intitulado "cultivo de camarões em sistemas de Bioflcos". Já o professor Ronaldo Cavalli participou do painel "Inovações da Piscicultura", ministrando a palestra: "O que aprendemos com o beijupirá".

Abaixo, os trabalhos premiados no evento:

Estudo comparativo entre linhagem de crescimento e de resistência de pós-larvas de Litopenaeus vannamei em produção intensiva com sistema BFT.

FRANCISCO DE CASTRO LIMA FRANCH; GABRIEL KEITI KOIKE SANTANA; HENRIQUE JUN KOIKE SANTANA; LUCAS GENESIO PEREIRA DA SILVEIRA; ANA CAROLINA DA SILVEIRA; PEREIRA; WILSON WASIELESKY ; LUIS HENRIQUE DA SILVA POERSCH; DARIANO KRUMENAUER; ALESSANDRO CARDOZO; GERALDO KIPPER FÓES; DIEGO MAIA ROCHA.

 

DEPOCOBIG - Um modelo de deposição de carbono orgânico total para cultivos de bijupirá (Rachycentron canadum) na Baia da Ilha Grande/RJ.

FELIPE S LANDUCI; MONICA WALNER KERSENACH; MIGUEL RODILLA ALAMÁ; LUIS HENRIQUE DA SILVA POERSCH.

 

Uso de pós-larvas resistentes e de crescimento rápido no cultivo superintensivo do camarão Litopenaeus vannamei em sistema BFT.

GABRIEL KEITI KOIKE SANTANA; HENRIQUE JUN KOIKE SANTANA; LUCAS GENÉSIO PEREIRA DA SILVEIRA; DIEGO MAIA ROCHA; ALESSANDRO PEREIRA CARDOZO; GERALDO KIPPER FÓES; DARIANO KRUMMENAUER; LUÍS HENRIQUE DA SILVA POERSCH; WILSON WASIELESKY JR.

Dietary açai (Euterpe oleracea Mart) attenuates seizure and lipid peroxidation in juveniles of tambaqui (Colossoma macropomum).

THAMYRES VANESSA NASCIMENTO DA SILVA; MARCELO FERREIRA TORRES; LUIS ANDRÉ SAMPAIO; MOISÉS HAMOY; JOSÉ MARIA MONSERRAT; LUIS ANDRÉ LUZ BARBAS.

 

Determinação in vivo de espécies reativas de oxigênio no rotífero Brachionus plicatilis.

LUCAS CAMPOS MALTEZ; CRISTIANO COSTENARO FERREIRA; THIAGO PEDROSA ALMEIDA PADILHA DE OLIVEIRA; JOSÉ MARÍA MONSERRAT; LUÍS ANDRÉ SAMPAIO; RICARDO VIEIRA RODRIGUES.

 

Sistema de recirculação como estratégia para maturação gonadal natural de camarões marinhos.

CARLOS ROBERTO COUTINHO; HENRIQUE JUN KOIKE SANTANA; EMERSON GIULIANI DURIGON; ANDRÉ BRAGA; LUÍS HENRIQUE DA SILVA POERSCH; WILSON WASIELESKY JR.

 

Efeito da redução do magnésio no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) em água com baixasalinidade: fase de engorda em sistema BFT.

INÁCIO ALVES NETO; PLÍNIO SCHMIDT FURTADO; WILSON WASIELESKY JR.

 

Quimioprevenção mediada pela suplementação do açaí (Euterpe oleracea) frente a toxicidade induzida por saxitoxinas no camarão branco Litopeneus vannamei.

PATRICIA BAPTISTA RAMOS; EDNARA RONISE LIMA DE ARAUJO; GRECICA COLOMBO; CLEBER SIMIÃO; WILSON WASIELESKY JR.; JOSÉ MARIA MONSERRAT.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA
Programa de Pós Graduação em Aquicultura
 
 
 
Announcement
 
Simplified Public Admission Process for Hiring Professor in the area of Marine Aquaculture - Public Notice N. 01/2017
Line of Research: Macroalgae cultivation and biotechnology
 
 
Final Result - Approved Candidate
 
Submission code      Name
04-12-2017 08:15    Gamze Turan
 
 
Anúncio
 
Processo Seletivo Público Simplificado para Contratação de Professor Visitante Estrangeiro na área de Aquacultura Marinha – Edital Público 01/2017
Linha de pesquisa: Cultivo e biotecnologia de macroalgas
 
Resultado Final – Candidato Aprovado
 
Código de inscrição     Nome
04-12-2017 08:15        Gamze Turan
 
 
Rio Grande, 12 de dezembro de 2017.
 
Luis Henrique Poersch
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Aquicultura

É com imenso prazer que informamos que o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura - FURG subiu para o Conceito 6, divulgado na última Avaliação Quadrienal da CAPES.

 

Viemos através deste convocar o suplente THIAGO LIMA DE CARVALHO, para ocupação de vaga imediata para o curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Aquicultura da FURG.

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

No dia 07 de julho de 2017 foi finalizada a avaliação dos projetos e análise dos currículos dos candidatos à Bolsa PNPD em três áreas de interesse do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da FURG. O resultado final da avaliação, por linha de pesquisa, ficou assim classificado:

  1. Fabio Roselet (Biotecnologia de organismos aquáticos com ênfase em floculação de microalgas marinhas);
  2. André Braga de Souza (Engorda de camarões marinhos em sistemas intensivos e super-intensivos);
  3. Sabrina Medeiros Suita (Sistemas multi-troficos com enfase em produção de camarões e biorremediação);

Os candidatos abaixo mencionados estão classificados como suplentes:

  1. Priscila Tessmer Scaglioni;
  2. Cristiano Costenaro Ferreira;
  3. Gabriela Hollmann;

O candidatos aprovados devem encaminhar documentação junto a secretaria do Programa de Pás-graduação em Aquicultura até o dia 11 de julho de 2017. Não sendo apresentados os documentos requeridos na data estipulada, será convocado o candidato suplente.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luís H. Poersch             

Coordenador do PPGAqui

 

 

 

Edital PNPD

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura homologa os candidatos abaixo relacionados para realização da prova de doutorado (edital 5 de 2017).

A relação dos candidatos selecionados para entrevista será divulgada conforme cronograma estabelecido no edital.

O cronograma das entrevistas será divulgado no site do PPAqui e via e-mail para os candidados.

 

CANDIDATOS HOMOLOGADOS

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura homologa os candidatos abaixo relacionados para realização da prova de doutorado (edital 3 de 2017), que será realizada no dia 30 DE JANEIRO DE 2017 as 14:00 horas (horário local).

Os candidatos homologados que desejam realizar a prova escrita em outra cidade entrar em contato através do e-mail: aquicultura@furg.br.

 

CANDIDATOS HOMOLOGADOS

 

 

 

CANDITADOS APROVADOS

 

ANA LUIZA VELLOSO

GERALDO KIPPER FÓES

MARCELO HIDEO OKAMOTO

GABRIELE RODRIGUES DE LARA

 

 

GABRIELE DE LARA

GERALDO FÓES 

MARCELO OKAMOTO

ANA LUIZA VELLOSO

ANA KALB

 

 

 

SELEÇÃO PARA BOLSISTA PNPD/CAPES, INSCRIÇÕES

ABERTAS DE 07 A 11 DE NOVEMBRO DE 2016

 

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES