Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (Conceito 6 da CAPES)

Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPGAq), atualmente avaliado pela CAPES com conceito 6, começou suas atividades em 2002 impulsionado pela expansão da aquicultura nacional. Após 20 anos de atuação, o PPGAq pode ser considerado um programa consolidado e que se caracteriza por desenvolver suas atividades em consonância com o Programa de Desenvolvimento Institucional e a própria vocação da FURG – uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos. Tendo isso em mente, os docentes e discentes do PPGAq participam ativamente em inúmeros projetos de P, D & I com grande interação com parceiros brasileiros e estrangeiros.

 

Os projetos desenvolvidos no âmbito do PPGAq são direcionados à área de concentração do programa - Aquicultura, em suas três linhas de pesquisa:

- Produção de Organismos Aquáticos Vertebrados: com estudos voltados ao desenvolvimento de tecnologias de produção de peixes dulcícolas e marinhos;

- Produção de Organismos Aquáticos Invertebrados e Produtores Primários: com desenvolvimento de tecnologias de produção de camarões, moluscos, micro e macroalgas, bem como plantas halófitas;

- Biotecnologia Aplicada à Aquicultura: estudos relacionados à engenharia genética, produção de organismos aquáticos em sistema multitrófico, avaliação da utilização de compostos antioxidantes na aquicultura, processamento e bioprodutos extraídos de organismos aquáticos.

Em muitos casos, essas linhas atuam de forma integrada no desenvolvimento de sistemas inovadores de produção, como é o caso do sistema de bioflocos (BFT), sistemas de recirculação de água (RAS) e sistema multitrófico integrado (IMTA), onde as equipes de pesquisa do PPGAq estão na vanguarda do conhecimento no Brasil e no mundo.

 

A infraestrutura disponível aos pesquisadores do PPGAq permite a realização dos mais diversos estudos, com elevado desenvolvimento tecnológico, interdisciplinaridade, e, em muitos casos, aliado ao setor produtivo. Essas características proporcionam aos egressos muitas possibilidades no mercado de trabalho, seja no universo acadêmico e/ou empresarial, tanto a nível nacional como internacional. Com esses diferenciais, o PPGAq fornece subsídios e colabora com o alcance aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Por meio de suas linhas de pesquisa, o PPGAq se enquadra diretamente em, pelo menos, 7 dos 17 ODS, em especial o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável (Garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, e que ajudem a manter os ecossistemas), e o ODS 14 – Vida na Água (Aumentar os benefícios econômicos para os países em desenvolvimento e os menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo).

 

A formação discente do PPGAq pode ser avaliada pela inserção de seus egressos no mercado de trabalho como também pela qualidade de suas dissertações e teses. Nos últimos anos, três teses do PPGAq receberam indicações de Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses (2013, 2015 e 2020), além do primeiro lugar no Prêmio VALE-CAPES de Ciência e Sustentabilidade (2013). 

 

Rubens Galdino Feijó (2014) Mecanismo de rna de interferência (RNAi) como uma ferramenta biotecnológica para a sanidade e reprodução do Camarão Branco Litopenaeus vannamei

Mecanismo de rna de interferência (RNAi) como uma ferramenta biotecnológica para a sanidade e reprodução do Camarão Branco Litopenaeus vannamei

Autor: Rubens Galdino Feijó (Currículo Lattes)
Orientador: Dr Luis Fernando Fernandes Marins
Co-orientador: Dr Rodrigo Maggioni

Resumo

Os estudos descritos nesta Tese envolvem a aplicação de métodos para o desenvolvimento da tecnologia do RNAi direcionada a terapia gênica de camarões L. vannamei infectados com o vírus da Mionecrose Infecciosa (IMNV) e ao estudo da reprodução do L. vannamei através do silenciamento pós-transcricional do gene que codifica para hormônio inibidor dos gônadas (GIH). No Capítulo I, metodologias para a detecção e quantificação por RT-qPCR e qPCR dos vírus da Mionecrose Infecciosa (IMNV) e do vírus da Síndrome da Mancha Branca (WSSV), respectivamente, foram desenvolvidas e efetivas para a detecção inédita da ocorrência da co-infecção com ambos os vírus em espécimes do camarão L. vannamei. No Capítulo II foi demostrado que o padrão de transcrição dos principais genes chaves do mecanismo de RNAi (Sid-1, Dicer-2 e Argonauta-2) do L. vannamei não é afetado pela infecção causada pelo IMNV quando da injeção de diferentes concentrações do inóculo viral e que o número médio de 2,55 x 103 cópias do IMNV detectados em tecido hemocítico pode ser considerado seguro para os sistemas de cultivos de L. vannamei sob condições ótimas. O Capítulo III descreve a produção de moléculas de dsRNA relacionadas a diferentes ORFs do genoma do IMNV (dsRNA-IMNV ORF1a, dsRNA-IMNV ORF1b ou dsRNA-IMNV ORF2) para a terapia de camarões L. vannamei infectados experimentalmente com 1,02 x 106 cópias do IMNV. Os tratamentos com as dsRNA-IMNV (ORF1a) e dsRNA- IMNV (ORF1b) se mostraram efetivos na inibição da replicação do IMNV resultando em sobrevivências de 90% e 80%, respectivamente, após 34 dias de desafio experimental. Os resultados obtidos neste capítulo sugerem uma exportação do sinal do RNAi pelo canal de transmembrana SID-1, sendo este evento diretamente associado à inibição da replicação do IMNV e, consequentemente, com a sobrevivência dos camarões desafiados. No Capítulo IV foi demostrado que apesar do “knockdown” dos níveis do mRNA do GIH detectados no pedúnculo ocular das fêmeas de L. vannamei injetadas com as dsRNA-GIH, o efeito sobre a expressão do mRNA da vitelogenina nos ovários e no diâmetro dos oócitos somente foi verificado no 37° dia pós injeção. Os resultado apresentados na presente tese confirmam o potencial da utilização da tecnologia do RNAi tanto para a terapia gênica de enfermidade virais como para o estudo da reprodução em camarões L. vannamei.

TEXTO COMPLETO